logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro

Enquete

O que você achou do nosso novo site?

ÓTIMO

MUITO BOM

BOM

REGULAR

Notícias

27/06/2018

GT DAS AGROINDÚSTRIAS REALIZA AÇÕES NA REGIÃO

       

A partir de uma iniciativa da Amuceleiro, em maio deste ano, durante a realização de uma assembleia da Associação, um Grupo de Trabalho (GT) das Agroindústrias da Região foi criado com o objetivo principal de assessorar os municípios e algumas agroindústrias para que consigam se adequar à legislação vigente e comercializar seus produtos, pelo menos na área de abrangência do município e como processo natural de evolução, num futuro breve, em todo Estado do RS.

 

O Grupo é composto por profissionais de diversos municípios da região que atuam em instituições com atividades afins, como Emater, Universidades, Corede Celeiro, Acamrece, prefeituras, Amuceleiro dentre outras. Reuniões periódicas são realizadas para organizar o trabalho do grupo e de assessoramento às agroindústrias sendo que as primeiras atividades já foram executadas com êxito e resultando em benefícios aos municípios da Amuceleiro.

 

No último dia 25 o GT, juntamente com a presença de duas veterinárias da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SD) Maluza  Feltrin e Neusa Castro, realizou visitas técnicas em duas agroindústrias da região, na Embutidos Franceschi em Tenente Portela e na agroindústria Entreposto de Ovos 3 Irmãos em Humaitá. O grupo fez uma análise da estrutura física e tomou conhecimento da maneira como os produtos são processados. Essas visitas resultarão na elaboração de relatórios que serão entregues aos proprietários para que realizem as adequações necessárias tanto na parte física quanto na produção.

 

Já no dia 26, na sede da Amuceleiro em Três Passos, as técnicas da SDR, fizeram uma capacitação com os secretários de agricultura, técnicos e veterinários dos municípios da região. Na oportunidade abordaram assuntos que dizem respeito à estruturação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), requisitos para adesão ao SUSAF, legislações inclusivas para o público da agricultura familiar e boas práticas de fabricação.

 

O presidente da Amuceleiro e prefeito de Chiapetta, Eder Luis Both, que é um dos principais idealizadores da criação desse GT, acompanhou as atividades nos dois dias e salientou a importância desse trabalho para a região. “Nosso objetivo é auxiliar, assessorar e ser um ponto de apoio tanto para os municípios quando para os proprietários das agroindústrias. Seremos o elo que aproxima a região do Estado na busca de orientações e informações para que o efetivo funcionamento dessas agroindústrias seja concretizado. Temos consciência de que o processo de adequação e comercialização dos produtos não é simples, e por esse motivo que estamos nos colocando à disposição da região para facilitar e auxiliar nessa construção. Vamos focar nas soluções e não nos entraves, e começar um trabalho que tem tudo para dar um resultado muito positivo tanto na economia dos municípios quanto na melhoria de qualidade de vida das pessoas. É um trabalho de médio e longo prazo mas o primeiro passo foi dado e os resultados positivos já estão sendo observados, e isso é a mola propulsora que nos motiva para trabalharmos sempre mais em favor de nossas comunidades”, exaltou Eder.

 

A próxima ação do GT será realizar uma reunião, na primeira quinzena de julho, com a equipe de vigilância sanitária da Coordenadoria Regional de Saúde de Frederico Westphalen. O objetivo é buscar orientações para melhor assessorar as agroindústrias e as prefeituras da região.

.

Cadastre-se

Cadastre-se aqui e receba o nosso informativo via e-mail

Campo obrigatório
Campo obrigatórioFormato de e-mail inválido

Agenda de Eventos


    Nenhum evento para os próximos dias!